Direito Global
blog

Direito Constitucional

Uma pesquisa realizada pela advogada Daniela Urtado e pelo bacharel em Direito Diego Kubis Jesus mostra quais são os nomes do Direito Constitucional mais citados de acordo com a plataforma Google Acadêmico. A ferramenta vincula os nomes às publicações que encontra em seu próprio motor de busca, podendo ainda, o(a) autor(a) indexar manualmente produções de sua autoria. O levantamento foi realizado em janeiro de 2021.

Em Direito Público, o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello lidera as citações, com um total de 20.171. Maria Sylvia Zanella Di Pietro aparece em segundo lugar, com 18.990. O terceiro lugar fica com Ana Paula Barcellos, com 4.461 citações.

Na área de Direito Constitucional, Ingo Wolfgang Sarlet lidera o ranking com 21.500 citações. Ele é seguido por Lenio Luiz Streck (13.815) e Jose Luis Bolzan de Morais (5.601).

O jurista Clèmerson Merlin Clève é o único a constar nos dois rankings, totalizando 2.847 citações em Direito Público e Direito Constitucional.

Para os autores, as observações metodológicas são imprescindíveis para o levantamento realizado. Apontam que a pertinência do estudo revela-se a partir da importância do uso da ferramenta para a comunidade acadêmica. Igualmente, evidencia os nomes que estão em destaque, em alguma medida, na literatura acadêmica. Por fim, pode servir de incentivo aos(às) pesquisadores(as) para uma manutenção mais acurada de seus perfis. (Por Willian Bressan)

clica