Direito Global
blog

Veículos blindados para juízes

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do seu Centro de Segurança Institucional (Cesi), recebeu veículos novos blindados para serem utilizados em escoltas de magistrados e servidores que estejam em comprovada situação de risco à segurança pessoal. Os novos automóveis também serão empregados no transporte de autoridades públicas em visita ao TJMG.

A iniciativa de aquisição dos veículos com blindagem atende à determinação contida na Resolução nº 291/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O investimento na segurança dos magistrados e servidores do TJMG é um dos importantes compromissos da Presidência.

Segundo o Presidente, desembargador Gilson Soares Lemes, “a segurança pessoal de magistrados e servidores constitui um dos pilares da garantia de uma prestação jurisdicional independente e imparcial”.

Para o superintendente de Segurança Institucional, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, a chegada dos veículos blindados deve ser comemorada e demonstra a efetividade das ações da atual gestão do TJMG. O magistrado salientou que a utilização de blindagem em veículos de segurança institucional é procedimento também adotado por outros tribunais do País.