Direito Global
blog

Homenagem a Henri Clay e Yamil

Essa notícia publico em homenagem a dois grandes amigos, os advogados Henri Clay Andrade, ex-presidente da OAB de Sergipe e Yamil e o cidadão do mundo, Yamil Sousa Dutra, gaúcho e morando em Gramado, ao lado de Canela, na serra gaúcha.

Ex-moleque de Xerém, titular da zaga do Fluminense até ser vendido para o futebol europeu, o zagueiro da Roma, Roger Ibañez venceu hoje (25.05) a Conference League na final contra o Feyenoord. Até virar profissional, o defensor nascido em Canela (RS) – filho de uma uruguaia e um brasileiro – conciliou o futebol e os estudos com o trabalho na marcenaria do pai, que fazia móveis planejados. “A gente ia nas casas das pessoas, tirava as medidas, fazia orçamentos e depois executava. Eu entendo bastante até hoje disso porque aprendi muito com ele”, disse ele.

Nas horas vagas, ele jogava futebol com os amigos, até entrar na base do Grêmio Atlético Osoriense aos 16 anos. Depois disso, foi levado por um empresário ao PRS-RS, onde disputou alguns torneios. O defensor passou três meses na equipe profissional do Sergipe na disputa do Estadual e da Copa do Nordeste. Após as mudanças de cidade, Ibañez deixou a antiga profissão de lado e viu a carreira de jogador decolar.

De volta ao PRS, ele jogou a terceira divisão Gaúcha antes de ser aprovado em um teste ao Fluminense para jogar na base, em 2017. “Cheguei como volante, mas o treinador pediu para fazer um coletivo de zagueiro. Ele me disse que era muito fácil entrar se fosse na zaga e deu tudo certo. Minha vida mudou de uma hora para outra em dois anos”.

Depois de um mês, o zagueiro passou a treinar com os profissionais e atuar pela equipe sub-20. No começo de 2018, viajou junto com o elenco profissional para os EUA e estreou no empate por 1 a 1 contra o PSV, da Holanda, pela Florida Cup. Em seguida, o defensor jogou em uma partida oficial pela primeira vez, no clássico do Fluminense contra o Botafogo, válido pelo Carioca, que terminou empatado em 0 a 0. “Ainda fiz um gol, mas o juiz infelizmente anulou”, comentou.

Ibañez rapidamente virou titular absoluto do Fluminense com o treinador Abel Braga e passou a ser um dos destaques da equipe. “Eu tenho uma admiração muito grande pelo clube e pela torcida, que é muito bonita. Foi um tempo curto, mas levo até hoje no coração e tento acompanhar alguns jogos”.

clica