O advogado, pianista e compositor Ricardo Bacelar Paiva, pai de duas meninas, é casado com a advogada Manuela Queiroz Bacelar. Ricardo atua na área do Direito Empresarial e Propriedade Intelectual. Ambos residem em Fortaleza. Bacelar já foi conselheiro federal da OAB, amigo de múltiplos talentos da música brasileira e foi tecladista do grupo Hanoi Hanoi (quem não cantou a música Totalmente Demais). Hoje (27.05) ele lança o single “De passagem”, com a participação de Toninho Horta.
Ricardo Bacelar possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza. Advogado atuante na área do Direito Empresarial e Propriedade Intelectual. Cônsul Honorário da Bélgica no Ceará, Piauí e Maranhão. Foi Conselheiro Federal da OAB, membro do Órgão Especial da 1a Câmara de Julgamento (2016-2019). Atuou como presidente da Comissão Nacional de Propriedade Intelectual do Conselho Federal da OAB e presidente da Comissão de Direitos Culturais da OAB CE.
É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, do Conselho Estadual de Política Cultural do Estado do Ceará. Vice-Presidente da Academia Cearense de Letras Jurídicas. Membro da Academia Cearense de Retórica e da academia Cearense de Cultura. É professor do curso de pós-graduação em Direito Internacional da Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Conselheiro Titular da Àrea Profissional do CONSUNI – UFC – Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Direito e Gestão de Conflitos – Unifor.
Organizador e co-autor do livro “Temas Contemporâneos de Propriedade Intelectual’, editado pelo Conselho Federal da OAB e organizador do livro “O Ordenamento Jurídico e a Dinâmica do Tecido Social no Estado de Direito”. Tem experiência na área do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito civil, contratos, direito autoral, patrimônio cultural, direito tributário, direito administrativo e propriedade intelectual. Na OAB CE ocupou os cargos de Vice Presidente, Corregedor Geral, Secretário Geral Adjunto e Conselheiro. É pianista e compositor.