Direito Global
blog

Um fato inédito na direção da OAB Nacional

O maior exemplo de que chegou a hora do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ser presidido por uma mulher é que na atual diretoria, recém-empossada, dos cinco membros, duas são mulheres.A entidade nacional já teve mulher no comando diretivo, a gaúcha Clea Carpi, mas nunca duas mulheres simultaneamente. Fundada em 1932, a OAB Nacional já teve, até hoje, 38 presidentes, todos do sexo masculino. A secretária-geral é a capixaba Sayuny Otoni, especializada em Direito de Família e a secretária-geral adjunta, a potiguar Milena Gama, especializada em Direito Criminal.

A secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Sayuny Otoni, capixaba, professora, advogada especializada em Direito de Família; Coordenadora do Curso de Direito da FAESA. Consultora jurídica vinculada à Associação de Gestores da Caixa/ES; professora universitária de D. Obrigacional e D. Família; Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho; Gestora Empresarial, com foco em Compliance. Sua realização é em sala de aula; são 30 anos de docência. É considerada pelos colegas como uma mulher de fé, de luta, esperança e também de sonhos, principalmente o de uma sociedade livre da violência de gênero. Para ela, ensinar é estar pronto a servir e se encantar a cada olhar que é transformado pelo conhecimento.

A secretária-geral adjunta do Conselho Federal da OAB, a potiguar Milena Gama é g graduada em direito pela Universidade Potiguar (UnP), atuante na área criminal há 20 anos, fundadora e gestora do escritório “Tito Canto e Milena Gama Advocacia”. É Pós-graduada na ESMARN (Escola superior da Magistratura do RN), Pós-graduada na FESMP (Fundação Escola do Ministério Público); Especialista em ciências Penais com metodologia de ensino superior e de pesquisa jurídica pela Anhanguera. Atuou como ouvidora Estadual da ABRACRIM/RN no ano de 2015. Na Na OAB/RN foi Conselheira no triênio 2015 a 2018, e atuou como colaboradora da COMACRIM.

clica