Direito Global
blog

Sala do Sim

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) inaugurou a sala do Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM) da comarca de Simplício Mendes. O ato solene contou com a participação do corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes.

O Serviço Integrado Multidisciplinar realiza o atendimento multidisciplinar, no âmbito do Primeiro Grau de jurisdição do Poder Judiciário do Estado do Piauí, oferecendo apoio à criança, à mulher e aos idosos em situação de vulnerabilidade, por meio da atuação de profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde, no intuito de restaurar a integridade e a dignidade dessas pessoas.

O juiz titular da Vara Única da comarca de Simplício Mendes, Cléber Roberto Soares de Souza, relatou: “é uma estrutura que, na sua singeleza e simplicidade, às vezes esconde a relevância da escuta humanizada”. “Só quem participa de audiências envolvendo criança e adolescente consegue entender como é importante, seja na produção da prova, seja no respeito aos direitos das crianças e adolescentes testemunhas ou vítimas de crimes dessa natureza”, argumentou o magistrado.

A proposta do atendimento humanizado realizado nas salas é fazer com que a vítima não reviva os momentos traumáticos vivenciados, evitando a revitimização da criança e do adolescente. Esses espaços servem também para que a Justiça possa melhorar a qualidade da coleta desses depoimentos, facilitando, assim, a celeridade e resolutividade desses casos.

“Esse público-alvo, crianças, idosos, mulheres e adolescentes, passa a receber o acolhimento através do Serviço Integrado Multidisciplinar. Em breve, chegaremos a 47 comarcas atendidas com SIM, salas de depoimento especial e/ou brinquedoteca, o que equivale a mais de 75% das comarcas do Piauí. Essa é nossa meta”, declarou o corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, Fernando Lopes.

clica