Direito Global
blog

Chefe da Casa Imperial do Brasil

A página oficial da Casa Imperial no Brasil, a Pró-Monarquia, emitiu uma nota informando que o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, está hospitalizado, em São Paulo. Segundo a nota, o estado de saúde do octagenário príncipe “inspira cuidados”. Não é a primeira vez que Dom Luiz é internado nos últimos meses.

Nascido em 6 de junho de 1938, em Mandelieu, balneário no sul da França, no Mas-Saint-Louis, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança é o primogênito e herdeiro aparente do trono, caso algum dia a monarquia retorne. Por isso é o chefe da Casa Imperial. Dom Luiz foi intitulado Príncipe Imperial do Brasil ao nascer, segundo a tradição monárquica brasileira.

Seu nascimento em solo estrangeiro se deu em decorrência do exílio imposto à Família Imperial Brasileira em razão da proclamação da República no Brasil, em 15 de novembro de 1889, tendo o Príncipe Imperial sido registrado pelo seu pai, no Consulado-Geral do Brasil em Paris.

Com 84 anos de idade, a linhagem do Príncipe Dom Luiz remonta a mais de mil anos, e inclui Reis, Rainhas, Imperadores e Imperatrizes, Santos, cruzados e heróis de guerra. Personagens históricos que construíram, defenderam e consolidaram, ao logo do milênio, a Civilização Cristã do Ocidente.