Direito Global
blog

Mais um prédio histórico vai ser demolido no Rio

Antigo restaurante À Mineira, belo palacete de 1915 será demolido em Botafogo. Conhecido por ter sido durante mais de 40 anos o afamado restaurante Maria Thereza Weiss, a construção histórica não é tombada e teve sua demolição autorizada. A informação é do site Diario do Rio. Muito frequentado por advogados ao longo dos anos, não sendo um bem tombado, o centenário imóvel onde funcionava o restaurante À Mineira teve sua demolição autorizada pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural.

O imóvel foi comprado pela construtora niteroiense Soter, através de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). A antiga construção, localizada na Rua Visconde Silva 152, em Botafogo, é de 1915 e ficou conhecida, sobretudo, por ter sido durante mais de 40 anos o restaurante Maria Thereza Weiss. O Palacete Histórico está praticamente íntegro por fora, e possui uma construção moderna em seu antigo pátio, com dois subsolos, que não altera sua beleza, apesar de ser bem ”pobre” de arquitetura, segundo especialistas. Fica a poucos metros da Casa de Saúde São José e do Largo do Iban.

Outro exemplo em uma situação parecida com a do palacete em Botafogo, o Hotel Inglês, no Catete, também foi citado pelos defensores do patrimônio público. O lindo imóvel localizado perto do Palácio do Catete, também praticamente íntegro (apenas com algumas janelas alteradas), também vai abaixo.

clica