Direito Global
blog

Excluídos digitais

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), o Tribunal de Justiça e a Justiça Federal de Santa Catarina inauguraram os três primeiros Pontos de Inclusão Digital (PIDs) no estado. Os novos espaços têm o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pelos três segmentos de Justiça naqueles municípios onde não existem unidades do Poder Judiciário. Botuverá, Canelinha e Nova Trento, que na Justiça do Trabalho pertencem à jurisdição de Brusque, foram os escolhidos para iniciar a empreitada.

A exemplo de Nova Trento e Canelinha, PID de Botuverá vai funcionar dentro da Casa de Cidadania do município
Os PIDs estão previstos na Resolução 508/23, do Conselho Nacional de Justiça, cujo cumprimento está sendo acompanhado pelo conselheiro Giovanni Olsson, que também é juiz titular da 4ª Vara do Trabalho de Chapecó.

Os PIDs poderão ser usados para atos processuais à distância, como depoimentos de partes e testemunhas, a partir de equipamentos de informática e rede de internet oferecidas pelo Judiciário. O cidadão também poderá fazer consultas processuais e videochamadas para alguma unidade judiciária, por meio do “Balcão Virtual”.