Direito Global
blog

OAB-SP crítica supressão de direitos no TSE

A presidente da OAB-SP, Patricia Vanzolini, avaliou negativamente a supressão do direito de sustentação do advogado, fazendo referência ao caso que aconteceu no dia 23 de novembro no TSE. Em entrevista concedida na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em Belo Horizonte (MG), Vanzolini destacou que “o direito à sustentação é uma prerrogativa do advogado na maioria dos processos”.

Durante a entrevista, a presidente da OAB-SP, que é a primeira mulher a conduzir a Seccional, também defendeu o aumento da participação feminina nas profissões ligadas ao Direito. Segundo Vanzolini, não basta igualdade numérica dentro do sistema de Justiça: “O que falta é que as mulheres ascendam aos cargos de liderança, tanto dentro de grandes escritórios, quanto dentro das instituições e da política”, defendeu.

Na visão da advogada, para que a profissão tenha representatividade de gênero, é preciso contar com igualdade entre os líderes: “Está na hora de percebermos que diversidade não é uma questão só de justiça nem reparação histórica, é uma questão pragmática. Lugares diversos são lugares melhores”.