Direito Global
blog

Campeão olímpico Tande no Ejud

A Escola Judicial do TRT-18 (Ejud 18) abrirá o ano letivo de 2024 em evento agendado para o dia 23/2, às 9h30, no auditório dos Goyazes. Desta vez, a Ejud trará dois palestrantes para marcar o início de suas atividades: o desembargador Ricardo Tadeu, do TRT da 9ª Região (PR), que ministrará palestra jurídica com o tema “Indenização nas ações acidentárias”, e o campeão olímpico, ex-jogador da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, comentarista esportivo e empreendedor Tande, que fará palestra motivacional com o tema “A vida é um jogo”. Podem participar magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as) e estagiários(as) do TRT e também o público externo.

O desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca é um nome nacionalmente conhecido por ter sido a primeira pessoa cega a integrar o Ministério Público do Trabalho e, posteriormente, o primeiro juiz com esta condição. A luta pela equidade é uma marca da trajetória pessoal e profissional desde que o magistrado era estudante da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Natural de São Paulo (SP), Ricardo Tadeu foi advogado e procurador regional do Ministério Público do Trabalho (MPT da 15ª Região – Campinas/SP; MPT da 9ª Região – Paraná), onde atuou em prol do cumprimento da Lei de Cotas da Pessoa com Deficiência (Lei 8.213/1991) e da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000), entre outras tantas atividades. Ele ingressou na magistratura em 2009, após ser nomeado para o cargo de desembargador federal do trabalho pelo Quinto Constitucional, em vaga destinada ao MPT.

Alexandre Ramos Samuel, mais conhecido como Tande, é natural de Resende (RJ). O ponteiro no vôlei participou de três edições de Jogos Olímpicos (Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sydney 2000). Em 1992, era um dos principais nomes da equipe que conquistou o então inédito ouro. Entre 1996 e 2000, o jogador também se aventurou no vôlei de praia com o amigo Giovane Gávio. Além disso, foi campeão mundial ao lado de Emanuel e formou parcerias com Loiola, Pará, Pedro Cunha e Franco.

No vôlei de quadra, Tande jogou por Botafogo (RJ), AABB (DF), Banespa (SP), Mediolanum (Itália), Flamengo (RJ) e Olympikus (SP). Depois de se aposentar, Tande começou a trabalhar na televisão e se tornou empresário e palestrante. A palestra que ele fará no TRT-18 tem o mesmo título do livro por ele lançado. Na obra, o ex-atleta relembra os episódios mais marcantes de sua vitoriosa trajetória e retira deles as muitas lições que o esporte pode oferecer, especialmente para a vida profissional.